sábado, 28 de maio de 2011

Iº Encontro de Vereadores da Região Metropolitana


O 1º Encontro de Vereadores da Região Metropolitana, organizado pela União de Vereadores da Bahia, nesta última 5ª Feira na Câmara Municipal de Dias D’Ávila reuniu vereadores de 15 municípios, inclusive o vereador Marcos Pinto (Presidente da Câmara de Macaúbas,) distante 682Km de Salvador.
A parceria firmada com o Tribunal de Contas dos Municípios oportunizou aos vereadores tirarem suas dúvidas sobre fiscalização das contas do executivo e gestão das contas da própria Câmara Municipal. As dúvidas foram esclarecidas pelos Conselheiros substitutos do TCM Ronaldo Nascimento de Santana, Antônio Carlos da Silva e José Cláudio Ventin que estiveram presentes.
Outro tema debatido foi a reforma política e seus impactos nas eleições municipais, onde os vereadores puderam esclarecer temas como fidelidade partidária, lista fechada, entre outros.
O sucesso do evento acabou despertando o interesse de outras Câmaras em sediar eventos da UVBahia, como a Presidente da Câmara de Mata de São João, Vereadora Luciene Tavares, conhecida como Lulu, registrou a intenção de realizar um encontro de parlamentares em seu município.
A vereadora Rose Queiroz (Diretora de Educação da UVBahia) de Madre de Deus que esteve presente ao evento acompanhada dos vereadores Vivaldo Fernandes e Antonio Carlos Soró também de Madre de Deus, propôs que outro encontro ocorresse na própria região metropolitana para debater sobre a reforma política, “no próximo ano estaremos no processo de eleições municipais e temos que ter conhecimento dessas mudanças nas leis eleitorais”, argumentou a vereadora.
O Presidente da UVBahia, vereador Joceval Rodrigues de Salvador, agradeceu nominalmente a presença de todos os vereadores e presenteou os Presidentes das Câmaras de Vereadores da Região Metropolitana com Banner que além das marcas da UVB e da Câmara Municipal de Dias D’Ávila registrava o nome do Presidente e município de cada Câmara. “O sucesso deste evento é recebido pela diretoria da UVB em forma de combustível, com isso vamos aumentar ainda mais nossos trabalhos para valorizar o vereador, que sem dúvida é a principal pilastra de sustentação da democracia, por estar mais próximo do povo e conhecer de perto suas necessidades”, avaliou Joceval.
Para Tiago Martins, Gestor Executivo da União de Vereadores da Bahia, o mérito do evento se deu pela união da UVB e seus parceiros que juntos puderam organizar tão importante evento, “além dos esforços de toda a diretoria da UVB, podemos contar com apoios de grande importância, como o TCM que enviou três competentes auditores, que são conselheiros substitutos do Tribunal; da Câmara Municipal de Dias D’Ávila que nos deu toda a infra-estrutura para realizarmos este evento; da UNIJORGE que realizará cursos em parceria com a UVB; o IPM Brasil; a Central de Outdoor-Ba, entre outros que juntos construiram este grande evento”, concluiu Martins.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário